HISTÓRIA DE VIDA – ADA DANTAS BOABAID


HISTÓRIA DE VIDA – ADA DANTAS BOABAID

Ada Dantas Boabaid “Mulher de coragem, que não mede esforços para defender sua família e seu povo”

Vereadora Ada Dantas Boabaid, nasceu em 15/08/1984, leonina, criou-se com seus pais e mais 4 irmãos, em Porto Velho, no Bairro Arigolândia. É Bacharel em Direito pela Faculdade São Lucas, jornalista pelo SRTE-1150 e cabeleireira. Casada desde os 17 anos com o Policial Militar da Reserva, Jesuino Boabaid. Ada tem dois filhos, Rosa e Ryan frutos dessa relação que já dura 16 anos.

A história de vida de Ada é muito difícil, pois começou a trabalhar ao lado dos seus pais muito cedo, no famoso Tacacá da Dona Izaura, quando ainda tinha 09 anos. Ao lado de sua família sofreu perseguições políticas, quando sua família foi retirada do Mirante III, pelo prefeito da época, alegando diversos fatores, mas, na verdade ele queria cumprir um acordo de campanha. A família toda sofreu muito com essa perseguição, chegando a perder tudo o que tinham. Seu pai, José Carlos, músico, descontente com a política da época decidiu ir embora para Boa Vista-RR, retornando a Porto Velho anos depois, com saudades de sua terra.

Reconstituíram tudo com muita luta, e no ano de 2014, mais uma vez se viu em uma situação calamitosa. Com o advento das Usinas de Santo Antônio, o ponto turístico Mirante III, que foi retornado anos depois para seus pais, sofreu as consequências das mazelas da construção da usina, o que fez a Defesa Civil interditar o local, depois disso, esperam uma decisão judicial, que repare todos os prejuízos a sua família.

Ada aprendeu a lutar muito cedo, e nesse período que passou na cidade Boa Vista, conheceu uma prefeita que até hoje admira muito, Tereza Surita, que conseguiu em quatro anos devolver a dignidade do povo daquela terra, com muito trabalho e força de vontade. Mas, não foi assim que Ada entrou na vida pública, pois não tinha pretensões políticas, porém o destino havia preparado para Ada, grandes surpresas.

Seu marido, Jesuíno Boabaid, passou por muitas dificuldade dentro da corporação militar, e Ada começou a questionar de onde vinham tantos problemas, pois quando o conheceu ele ainda fazia trabalhos de telecomunicação. Após sua entrada na polícia tudo começou a mudar, ele passou a ser um homem estressado e adquiriu doenças em relação aos trabalho da atividade militar, como se sabe, esse ramo é muito perigoso, como Ada sempre diz: “A polícia foi feita para heróis de carne e osso”.

Em decorrência disso, em 2008, lutou contra uma série de abusos que militares passaram dentro da corporação, junto a várias esposas de militares que passavam pelas mesmas situações, enfrentou o secretário de segurança, fechou quartéis, enfrentou todo o governo e conseguiram ao final um aumento salarial, com isso mais respeito e dignidade para a profissão. Para Ada, foi uma grande vitória!

Todavia, a história só estava começando, muitas coisas precisavam ser mudadas, foi quando Ada abandonou suas atividades no salão de beleza que possuía na época e batalhou ao lado de seu esposo em 2011 nas greves da polícia militar, desta vez o seu esposo acabou sendo expulso da corporação e depois de anos conseguiu anistia federal, retornando às fileiras da corporação. A vitória foi grande para a categoria devido os movimentos grevistas, mas o sofrimento de sua família foi horrível. Ada relata que não passou fome essa época porque seus pais ajudaram na compra de alimentos.

Em 2014, o seu esposo foi eleito deputado estadual por Rondônia, com o apoio da polícia e bombeiro militar, e em 2016, Ada Dantas Boabaid, envolvidas em várias lutas e projetos sociais, foi eleita vereadora de Porto Velho com 2.493 votos, com a bandeira em favor da Segurança Pública.

Hoje, Ada Dantas Boabaid está como vereadora, presidente da Comissão Permanente de Defesa das Mulheres na Câmara Municipal de Porto Velho e tem realizado vários feitos pela comunidade em geral. Sua maior luta é buscar uma melhor qualidade de vida aos munícipes, através de uma cidade mais iluminada, com vias estruturadas, que possam trazer segurança e conforto da população.

Ada tem lutado muito, no entanto, o trabalho só está começando!


DIA-A-DIA

MINHA HISTÓRIA


Vereadora Ada Dantas Boabaid, nasceu em 15/08/1984, leonina, criou-se com seus pais e mais 4 irmãos, em Porto Velho, no Bairro Arigolândia. É Bacharel em Direito pela Faculdade São Lucas, jornalista pelo SRTE-1150 e cabeleireira. Casada desde os 17 anos com o Policial Militar da Reserva, Jesuino Boabaid. Ada tem dois filhos, Rosa e Ryan frutos dessa relação que já dura 16 anos.

CONTINUE LENDO...
COMPARTILHE NOSSO SITE: